Menu

Quem Somos

 

O CIRCOLO TOSCANO

 

O Circolo Toscano teve sua fundação oficial em S. Paulo (SP) no dia 23 de outubro de 1983, por iniciativa do Prof. Vivaldo Pagni, à época com a denominação de Circolo Umbro Toscano.

Posteriormente, com a criação da Associação Umbra de São Paulo, o Circolo passou a ter sua atual denominação, isto é, apenas Circolo Toscano.

E' uma associação sem fins lucrativos, de caráter social, cultural e esportivo, fundada com o propósito de manter, cultuar e preservar a cultura e as tradições italianas, em especial àquelas ligadas à região Toscana e suas províncias (Firenze, Arezzo, Grosseto, Livorno, Lucca, Massa Carrara, Pisa, Pistoia, Prato, Siena), através de seus sócios e simpatizantes, emigrados toscanos, oriundi toscanos e italianos em geral, e todos aqueles que cultuam a cultura de Firenze, de Pisa, de Siena, de Lucca, da gastronomia e dos vinhos do Chianti e de Montalcino, só para citar alguns dos mais conhecidos.

O Circolo Toscano é uma associação reconhecida pelo Conselho dos Toscanos no Exterior, órgão oficial da região Toscana, e pelas autoridades diplomáticas italianas no Brasil.

Além das atividades que desenvolve para seus associados e para a comunidade ítalo-brasileira em geral, o Circolo Toscano repassa para essa comunidade os benefícios concedidos pela região Toscana, através do Conselho dos Toscanos no Exterior, a seus emigrados e descendentes como:

- Bolsas de estudo de língua e cultura italiana, para jovens, na Universidade para Estrangeiros de Siena e na Universidade de Pisa, em sua filial em Viareggio (Lucca);

- Bolsas de mestrado na área ambiental, na Scuola Superiore Sant'Anna, de Pisa;

- Estágios em empresas toscanas;

- Viagens para os ultra sexagenários reverem a terra de origem ou de seus genitores;

- Contribuições financeiras a famílias toscanas necessitadas.

Para fazer jus a esses benefícios, ha necessidade de inscrições prévias, cujas datas de vencimento são comunicadas aos associados, através deste site na seção Notícias, ou através de e-mails aos que se inscreverem na nossa Mailing-list, ou através da página TOSCANA publicada regularmente na revista ORIUNDI onde são publicados também artigos próprios ou cedidos pela Toscana & Chianti News, de Firenze.